A V Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (V ReACT) será realizada entre os dias 20 e 22 de maio de 2015 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, reunindo pesquisadores e estudantes de todo o Brasil, que participarão através de apresentações de trabalhos e discussões em Simpósios Temáticos e Mesas Redondas.
A ReACT tem acontecido bienalmente como intuito promover um debate reflexivo sobre ciência, conhecimento e saberes diversos a partir da perspectiva das Ciências Sociais. O evento tem discutido tradicionalmente as pesquisas, objetos e perspectivas teóricas e epistemológicas do campo da Antropologia da Ciência e da Tecnologia (ACT), produzindo diálogos marcadamente transversais que continuarão sendo centrais ao evento em sua quinta edição, que está sendo organizada pelo Grupo de Pesquisa Ciências na Vida (CNPq) e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS.
Neste ano, a Comissão Científica do evento recebeu ao todo 138 propostas de trabalho, dentre as quais 75 foram selecionadas para serem apresentadas nos nove Seminários Temáticos que compõem a programação da V ReACT. Os STs abrangem temáticas como corpo, saúde e biomedicina; transformações climáticas, ambientes e territórios; produção de conhecimento e multiplicidades ontológicas; direito, política e tecnociência; relações humanos e animais; entre outras. Além dos STs, a V ReACT contará com as seguintes mesas redondas: 1) Antropologia das ciências, inspirações e deslocamentos; 2) Transversalidades entre ciência, religião e arte; 3) Direitos, tecnologias de governo e cidadanias; e 4) Políticas globais e efeitos locais.